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    Insights Intellibrand

    Conteúdos ricos para impulsionar o sucesso das marcas no e-commerce.

    Trade marketing digital como estratégia para entregar a melhor experiência no ponto de venda digital

    Trade marketing digital como estratégia para entregar a melhor experiência no ponto de venda digital

    26 abr, 2022 | Jéssica Misiti

    Melhorar a experiência do shopper, garantir execução perfeita na gôndola digital, aumentar as vendas e diminuir as taxas de abandono dos carrinhos. Saiba como o trade marketing digital influencia na jornada de compra do shopper e traz resultados significativos à indústria e varejo. Layout vetor criado por storyset - br.freepik.com Sabemos que a experiência de compra é um ponto crucial para fidelização de clientes. Por isso, o papel do trade marketing no ambiente físico é utilizar um conjunto de técnicas para garantir a melhor forma de exposição, diferenciação e promoção dos produtos no ponto de venda, a fim de tornar um produto mais visível dentre os concorrentes, influenciando na decisão de escolha do consumidor. Tudo isso, através de distribuição e execução do mix de produtos, gerenciamento de categorias, gerenciamento de estoque, ações no ponto de venda e negociação e relacionamento com canais de distribuição. Mas, com o crescimento acelerado das vendas no e-commerce, houve a necessidade de trazer as estratégias de trade marketing para o ambiente digital. A essência, é a mesma: garantir a melhor experiência possível para o consumidor no ponto de venda, através de uma ótima exposição dos produtos nas prateleiras com foco no aumento das vendas - só que nos canais digitais (sejam eles próprios ou não) e com a vantagem de coletar e monitorar em tempo real informações muito relevantes na tomada de decisão. De acordo com um levantamento do Think With Google, varejistas que adotaram estratégias de trade marketing digital, viram aumentos de 2,5 a 3 vezes nas principais métricas de desempenho. E, quando bem executadas, essas estratégias trazem vantagens não somente para as indústrias, mas também para os seus parceiros, uma vez que a indústria se comunica melhor com seus consumidores, os ajuda a ter maiores informações sobre um produto, e consequentemente, garante que o varejo possa vender mais. Através das nossas soluções acompanhamos esse crescimento com nossos clientes nos últimos anos. Diferente do trade marketing no ambiente físico, onde o consumidor pode pegar o produto,  no ambiente digital, isso não é possível, portanto, os shoppers consideram outras variáveis na hora da compra, como avaliação de outros consumidores e informações e descrições dos itens. Inclusive, essa é uma das facilidades do ambiente digital: navegar facilmente por diversos varejistas, comparar preços e ter acesso a uma infinidade de informações sobre o produto. Dessa forma, com um mercado muito dinâmico e com shoppers que precisam ser rapidamente impactados para chegarem ao last click, a tomada de decisão e o nível de granularidade das informações precisam ser muito grandes, uma vez que a ação rápida e correta pode garantir impactos significativos nos resultados alcançados. Ainda assim, o trade marketing encontra alguns desafios, dentre eles: Como reduzir a taxa de abandono dos carrinhos (segundo um estudo da Barilliance, a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77,73%. Uma das principais razões é a falta de informações do produto);Como garantir que as páginas de produtos nos e-commerces tenham bons conteúdos;Como garantir disponibilidade e variedade do mix de produtos;Como lidar com o consumidor omnichannel, que está em diversos canais e pode realizar a compra em qualquer um deles. Pensando nisso, separamos algumas dicas para auxiliar sua marca na execução do trade marketing digital. Confira: Conteúdo e avaliações: lembre-se sempre que o shopper não está interagindo fisicamente com seu produto, por isso, quanto mais informações forem fornecidas, mais seguro ele ficará em realizar a compra. Ofereça o máximo de informações possíveis: uma descrição completa, títulos coerentes, imagens em diversos ângulos, com o máximo de detalhes possíveis e em excelente qualidade e vídeos de como utilizar os produtos.  Além disso, avaliações. Elas são fatores decisórios para muitos consumidores. Tenha um espaço para que as pessoas compartilhem experiências sobre seu produto através da atribuição de notas e comentários. Disponibilidade de produtos: garanta que o time comercial esteja alinhado com as estratégias das plataformas de e-commerce e que os parâmetros de compras sejam suficientes para abastecer loja física e virtual. Além disso, tenha um sistema de análise de vendas para prever quanto de estoque é desejado em diferentes situações e, por fim, garanta abastecimento com uma boa gestão da cadeia de abastecimento. Canais e integração do físico com o digital - atualmente, a experiência de consumo acontece em diversos canais. O consumidor é omnichannel, isso significa que durante a jornada de compras (que pode acontecer tanto no físico, como no online), ele utiliza vários canais de contato e deseja ter a mesma experiência em todos eles. Portanto, esteja presente e com uma ótima execução em todos eles e garanta que estejam integrados: loja física, e-commerce, redes sociais ou aplicativos.  O e-commerce é como uma vitrine para as marcas. Portanto, é necessário garantir que o ponto de venda digital esteja perfeito através de um bom planejamento e do acompanhamento dos resultados. Para isso, utilize dados acionáveis e metodologias baseadas em inteligência competitiva para ter uma visão de como os seus produtos estão representados no digital commerce e para ter uma gestão eficiente dos conteúdos. Ferramentas que distribuam e monitorem o conteúdo junto aos varejistas, por exemplo, ajudam a garantir uniformidade de conteúdo em todos os varejos.Clique aqui e saiba como podemos te ajudar.

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    A influência do e-commerce na páscoa
    5 abr, 2022 | Jéssica Misiti

    A influência do e-commerce na páscoa

    Campanhas que geram leads para os parceiros no varejo podem ser aposta para estratégia de vendas esse ano. Diante de uma melhora consistente na situação da COVID-19 no Brasil, a expectativa é de uma retomada otimista em uma das datas mais importantes do calendário varejista, a Páscoa. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor projeta um faturamento de cerca de R$ 2,16 bilhões, valor superior ao dos últimos dois anos, onde muitas pessoas ainda estavam confinadas em casa devido à quarentena e a comercialização dos produtos de páscoa aconteceram no ambiente digital.  Mesmo com o retorno ao físico, não é novidade que a pandemia impulsionou o e-commerce e criou novos hábitos que vieram para ficar - segundo uma pesquisa da ConQuist Consultoria, feita no final do ano passado, 71% dos brasileiros preferem comprar pela internet. Com essa mudança de comportamento, muitos consumidores continuarão dando preferência às compras online ou ainda de maneira híbrida - consultando pela internet e retirando na loja física, por exemplo. Por isso, as marcas devem se preparar também no ambiente digital criando estratégias junto aos varejistas. E, uma boa estratégia, é criar campanhas que gerem leads qualificados aos parceiros no varejo e que simplifiquem a jornada de compra do consumidor. E uma forma muito efetiva para isso é através da criação de um site vitrine exclusivo para a páscoa, com todo o mix de produtos da marca voltados para a data e com uma comunicação personalizada especificamente para a data, sem a necessidade da criação de um e-commerce próprio. Através dessa página, o consumidor pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre os produtos que busca, compará-los e ainda encontrar com facilidade as lojas que os vendem. Outros clientes preferem criar este ambiente diretamente em campanhas nas suas redes sociais, como Instagram e Facebook, com o objetivo de converter vendas direto das campanhas para os sites dos varejistas.  A Intellibrand possui uma solução voltada para essa jornada, chamada Locate Store, que possibilita direcionar o consumidor do site da indústria (ou de uma campanha de mídia, como citamos acima), direto aos e-commerces parceiros, através dos botões “Onde comprar” ou “Compre agora”, direcionando todo o tráfego para a página de venda do produto dentro do varejo e encurtando a jornada de compra do consumidor.  Através da solução é possível incluir filtros que auxiliam o consumidor a escolher o melhor local para a compra. O cliente pode escolher seus parceiros na ordem de sua preferência, seja pela localização mais próxima do consumidor, ordem de melhor preço, melhor mix da marca e exibir somente lojas que tenham aqueles produtos em estoque, evitando que o cliente clique para comprar e tenha a frustração de encontrar o produto esgotado. Essa estratégia facilita e melhora a experiência do consumidor, auxilia no aumento da conversão de vendas e retorno sobre investimento para campanhas de mídia - já que a plataforma disponibiliza dados de tráfego para análises como, por exemplo, quantos cliques cada varejo teve - e ainda fortalece o relacionamento da indústria com o varejo, já que permite direcionar aos varejistas consumidores com grande intenção de compra (leads qualificados) e, em troca, permite à indústria definir quais serão os critérios para que os varejistas apareçam na sua página como opção de local de compra para esses consumidores.

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    Share of Voice: o que é e qual a importância desse KPI na estratégia da sua marca?
    31 mar, 2022 | Jéssica Misiti

    Share of Voice: o que é e qual a importância desse KPI na estratégia da sua marca?

    Quer saber como sua marca está se saindo em relação à concorrência? Comece a medir o share of voice (SOV) e determine sua posição no mercado. À medida que as marcas encontram novos canais para se promoverem, mais dados surgem para serem rastreados e mensurados. Mas, quais métricas são realmente importantes para o seu negócio? O Share of Voice (SOV), é uma métrica que traz a popularidade e visibilidade da sua marca em relação aos concorrentes nas mídias. De uma forma bem simples, o SOV mede o volume de assuntos relacionados ao seu negócio. Tradicionalmente, era uma métrica que media a participação da publicidade de uma marca em mídias pagas: impressas, rádio ou TV, pois era o que se conseguia rastrear. Atualmente, com os olhos voltados para o ambiente digital - onde tudo é mapeável - o termo foi expandido, e passou a incluir todas as formas de exposição/menções da marca mensuráveis. Portanto, ele capta todas as aparições da sua marca, seja através de pesquisas orgânicas, redes sociais, relações públicas, links, tráfegos do site, PPC (pay-per-click) ou outros meios. Como o SOV é calculado? Se você está procurando o share of voice da sua empresa, as ferramentas de marketing podem ser úteis, pois fornecerão dados sobre sua marca e sobre seus concorrentes. Para obter o resultado, você deve dividir as menções da sua marca pela soma das menções da sua marca e dos concorrentes. Depois, multiplicar esse número por 100 para descobrir o percentual. Share of Voice = Visibilidade da marca / Visibilidade total do mercado x 100 Por exemplo, se a métrica que representa sua marca é de 20 e a métrica que representa o total em seu setor é de 50, seu SOV será 40%. Como aumentar o SOV da minha marca? Esteja sempre ativo Esteja sempre presente e de forma ativa em todas as plataformas em que estão o seu público-alvo, seja Instagram, Facebook ou outros. Não os utilize somente como canais de distribuição de conteúdo. Se envolva com o seu público, responda comentários, esteja atento ao que está acontecendo no seu segmento, no mundo e no comportamento de seus consumidores. A rede americana de fast food Wendy’s e o McDonald’s são exemplos de marcas que interagem ativamente com seus consumidores, com uma linguagem própria e divertida. Crie relacionamentos e experiências memoráveis Se o SOV capta todas as menções da sua marca no ambiente digital, nada melhor do que fazer com que as pessoas falem coisas positivas sobre você de forma espontânea. Ofereça um atendimento personalizado e crie experiências significativas. Um bom exemplo é o Nubank, que tem um atendimento completamente humanizado, que vai além da resolução de problemas. Crie conteúdos relevantes Invista em conteúdos relevantes e que tenham valor, que façam com que seu público tenha vontade de compartilhar, sejam eles educativos, informativos, inspiracionais ou de entretenimento. Além disso, e-books, infográficos e artigos, por exemplo, são também ótimas opções de materiais relevantes e compartilháveis. Otimização de SEO Deixe o conteúdo mais fácil de ser encontrado de forma orgânica nos mecanismos de busca, classificando melhor as palavras-chave que geram mais tráfego para esses resultados orgânicos. Vá além do universo digital Apesar dos canais digitais serem melhores mensurados, não significa que todos os seus esforços devem ser canalizados ali. Pense onde seus esforços de marketing podem funcionar para gerar engajamento, por exemplo, um evento ou qualquer outra ação offline de impacto. Vantagens de avaliar o SOV SOV é uma métrica muito importante para saber a sua posição e a dos concorrentes no mercado, pois quanto maior o SOV da sua marca, maior sua “voz” ou visibilidade no mercado. Além disso:  - Para conhecer seus consumidores através da interação com a sua marca e saber quais canais eles utilizam para isso.- Quais tipos de interação funcionam mais com seus consumidores.- Avaliar o sucesso das suas campanhas e se as mídias utilizadas têm sido eficazes para que você possa direcionar melhor os investimentos para futuras campanhas e melhorar seus resultados. O SOV também pode ser usado em sites de e-commerce e varejistas, já que se tornaram importantes canais de mídia. Por isso, é importante ter um sistema automático de monitoramento de menções para ver qual a participação da sua marca nas comunicações dos varejistas. Uma forma usual de comunicação de marca no varejo online é por meio de banners, que podem ter um claim institucional com o objetivo de gerar awareness para marca ou alguma campanha, assim como pode ser utilizado de forma a comunicar uma ação promocional. Em todos os casos, é importante estar atento a como este canal de mídia está sendo explorado e se os seus objetivos estão sendo alcançados.  Analisar o seu Share of Voice não engloba somente o quanto a conversa é sobre sua marca, mas como os seus clientes estão pensando, por isso, é essencial ouví-los.

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    Quick Commerce à multicanal: quais tendências continuarão em alta no setor varejista esse ano?
    16 mar, 2022 | Jéssica Misiti

    Quick Commerce à multicanal: quais tendências continuarão em alta no setor varejista esse ano?

    A pandemia mudou a relação entre marcas e consumidores, consolidou novos hábitos de compra e revelou novas tendências para o mercado varejista. Com mudanças drásticas e aceleradas, grande parte impulsionada pela pandemia que gerou novos hábitos durante os períodos de isolamento, a relação entre varejo e consumidor foi completamente afetada. E, para atender esse consumidor - cada vez mais exigente e buscando por facilidades, novas tendências começaram a surgir e muitas outras que já existiam, ganharam ainda mais força e vêm sendo adicionadas às estratégias das marcas, exigindo mais atenção do que nunca. Meios de pagamento O pix, meio de pagamento instantâneo, ganhou muita força e já registrou mais de 1,2 bilhão de transações entre Novembro de 2020 e Novembro de 2021, segundo dados divulgados pelo Banco Central. Rápido, ele permite que as compras sejam concluídas facilmente, diferente de um pagamento via boleto, por exemplo, que exige várias etapas como impressão e confirmação. Com isso, o pix também colabora com um menor tempo de entrega do produto e menor taxa de abandono do carrinho, já que a transação é feita em segundos, permitindo que o estabelecimento já inicie o processo de separação e envio do produto sem necessidade de aguardar aprovação da compra ou pagamento de boleto. Entrega instantânea ou quick commerce Quem entregar num curto prazo e a um preço menor, conquista o cliente - e não estamos falando de dias, e sim, minutos ou horas. A demanda por entregas cada vez mais rápidas, cria uma oportunidade de diferenciação estratégica do varejo. Para isso, as empresas devem apostar em novos modelos operacionais e de logística que diminuam a distância entre o distribuidor e o consumidor. No Mercado Livre, Daki ou Rappi, por exemplo, já é possível comprar e receber uma compra no mesmo dia ou em questões de horas. A realidade do Metaverso Oferecer experiências imersivas de entretenimento e shows é a grande tendência de digitalização de experiências, que antes só aconteciam no mundo físico. O metaverso é um lugar onde os consumidores podem experimentar marcas, comprar produtos, encontrar pessoas e passear - tudo através de um avatar, com um alto nível de experiência de compra. Grandes nomes da indústria e do varejo já entraram nessa onda, como é o caso de Carrefour e Nike. A Nike criou a Nikeland no ano passado, plataforma de interatividade dentro do jogo Roblox, permitindo aos jogadores equipar avatares com produtos Nike. Live Commerce A venda de produtos a partir de transmissões ao vivo nas redes sociais viralizou. Os produtos são mostrados durante lives e suas ofertas ficam disponíveis para compra em até 24h após a live. Com isso, há uma interação direta entre a marca e o consumidor, que pode sanar suas dúvidas na hora e entender como funciona um produto através de uma demonstração. Além disso, muitas marcas - como é o caso das Americanas, marca pioneira nesse formato, utiliza influenciadores durante essas transmissões, aumentando ainda mais o engajamento com seu público. Em novembro de 2020, a Americanas realizou o Show da Black Friday seguindo o modelo de live commerce e reuniu 5,5 milhões de pessoas únicas durante a live. Social Commerce Social Commerce é uma estratégia de vendas online onde haja interação social ou uma comunidade de pessoas. Algumas modalidades de vendas utilizam as redes sociais - Facebook, Instagram, WhatsApp, etc., para isso. Ao invés de direcionar o consumidor para um marketplace ou e-commerce, as marcas integram uma loja virtual às redes sociais, permitindo que o consumidor compre através desses canais, mantendo toda a experiência de compra em um só lugar. Vale lembrar que as redes sociais já são utilizadas como ferramenta de pesquisas, busca de opiniões e avaliações ou como ponto de contato com marcas. Outra questão de peso são os influenciadores e criadores de conteúdo, que também desempenham um papel fundamental dentro de estratégias de social commerce, já que dão ainda mais visibilidade para as marcas. Segundo relatório Insider Intelligence’s Social Commerce 2021, millenials e jovens da Geração Z são, provavelmente, os que mais devem ser engajados por esse tipo de abordagem.Apesar de não ser uma novidade, de acordo com um relatório da Accenture, é esperado que essa modalidade cresça cada vez mais nos próximos anos.  A integração do físico com o digital A jornada de compra do consumidor mudou e não envolve somente ir à loja física para realizar a compra. Agora, essa jornada passa a ser híbrida, integrando canais de compra digitais e físicos. Não importa em qual canal o consumidor entrou em contato com uma marca, é necessário que todos estejam integrados, permitindo processos como "compre pelo site e retire na loja", ou "compre online e troque na loja física", envolvendo a visualização e a prova do produto. A Amazon, por exemplo, pensando em melhorar ainda mais a experiência do cliente, abrirá ainda esse ano a Amazon Style, primeira loja física de roupas. O comprador, que está na loja, abre o app Amazon Shopping e quando encontra uma peça que gosta, escaneia o QR code e consegue ver tamanhos, cores e avaliações de outros clientes. Decidido a provar, clica para “enviar” o item para o provador. Tudo isso, através de um app. Vale lembrar que uma boa estratégia omnichannel, além de criar uma experiência unificada, ainda pode aumentar a retenção de clientes.  Machine Learning Método que analisa e divide grandes volumes de dados complexos em insights acionáveis capazes de fazer previsões e antecipar tendências para ajudar marcas na tomada de decisões. No varejo, além de aproximar as marcas dos desejos dos usuários e oferecer recomendações de produtos altamente personalizadas, ainda contribui para prever picos de vendas no mercado por meio de análises de dados precisas. Marcas que estejam atentas a essas tendências e que entendam mais rápido essa nova transformação, sairão na frente na disputa pelos consumidores, visto que a presença online é cada vez mais necessária. Além disso, serão capazes de gerar boas experiências de compras, afetando diretamente seu negócio e garantindo uma frente competitiva ainda maior.

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