
A influência do e-commerce na páscoa
Campanhas que geram leads para os parceiros no varejo podem ser aposta para estratégia de vendas esse ano. Diante de uma melhora consistente na situação da COVID-19 no Brasil, a expectativa é de uma retomada otimista em uma das datas mais importantes do calendário varejista, a Páscoa. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor projeta um faturamento de cerca de R$ 2,16 bilhões, valor superior ao dos últimos dois anos, onde muitas pessoas ainda estavam confinadas em casa devido à quarentena e a comercialização dos produtos de páscoa aconteceram no ambiente digital. Mesmo com o retorno ao físico, não é novidade que a pandemia impulsionou o e-commerce e criou novos hábitos que vieram para ficar - segundo uma pesquisa da ConQuist Consultoria, feita no final do ano passado, 71% dos brasileiros preferem comprar pela internet. Com essa mudança de comportamento, muitos consumidores continuarão dando preferência às compras online ou ainda de maneira híbrida - consultando pela internet e retirando na loja física, por exemplo. Por isso, as marcas devem se preparar também no ambiente digital criando estratégias junto aos varejistas. E, uma boa estratégia, é criar campanhas que gerem leads qualificados aos parceiros no varejo e que simplifiquem a jornada de compra do consumidor. E uma forma muito efetiva para isso é através da criação de um site vitrine exclusivo para a páscoa, com todo o mix de produtos da marca voltados para a data e com uma comunicação personalizada especificamente para a data, sem a necessidade da criação de um e-commerce próprio. Através dessa página, o consumidor pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre os produtos que busca, compará-los e ainda encontrar com facilidade as lojas que os vendem. Outros clientes preferem criar este ambiente diretamente em campanhas nas suas redes sociais, como Instagram e Facebook, com o objetivo de converter vendas direto das campanhas para os sites dos varejistas. A Intellibrand possui uma solução voltada para essa jornada, chamada Locate Store, que possibilita direcionar o consumidor do site da indústria (ou de uma campanha de mídia, como citamos acima), direto aos e-commerces parceiros, através dos botões “Onde comprar” ou “Compre agora”, direcionando todo o tráfego para a página de venda do produto dentro do varejo e encurtando a jornada de compra do consumidor. Através da solução é possível incluir filtros que auxiliam o consumidor a escolher o melhor local para a compra. O cliente pode escolher seus parceiros na ordem de sua preferência, seja pela localização mais próxima do consumidor, ordem de melhor preço, melhor mix da marca e exibir somente lojas que tenham aqueles produtos em estoque, evitando que o cliente clique para comprar e tenha a frustração de encontrar o produto esgotado. Essa estratégia facilita e melhora a experiência do consumidor, auxilia no aumento da conversão de vendas e retorno sobre investimento para campanhas de mídia - já que a plataforma disponibiliza dados de tráfego para análises como, por exemplo, quantos cliques cada varejo teve - e ainda fortalece o relacionamento da indústria com o varejo, já que permite direcionar aos varejistas consumidores com grande intenção de compra (leads qualificados) e, em troca, permite à indústria definir quais serão os critérios para que os varejistas apareçam na sua página como opção de local de compra para esses consumidores.
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