
Share of Voice: o que é e qual a importância desse KPI na estratégia da sua marca?
Quer saber como sua marca está se saindo em relação à concorrência? Comece a medir o share of voice (SOV) e determine sua posição no mercado. À medida que as marcas encontram novos canais para se promoverem, mais dados surgem para serem rastreados e mensurados. Mas, quais métricas são realmente importantes para o seu negócio? O Share of Voice (SOV), é uma métrica que traz a popularidade e visibilidade da sua marca em relação aos concorrentes nas mídias. De uma forma bem simples, o SOV mede o volume de assuntos relacionados ao seu negócio. Tradicionalmente, era uma métrica que media a participação da publicidade de uma marca em mídias pagas: impressas, rádio ou TV, pois era o que se conseguia rastrear. Atualmente, com os olhos voltados para o ambiente digital - onde tudo é mapeável - o termo foi expandido, e passou a incluir todas as formas de exposição/menções da marca mensuráveis. Portanto, ele capta todas as aparições da sua marca, seja através de pesquisas orgânicas, redes sociais, relações públicas, links, tráfegos do site, PPC (pay-per-click) ou outros meios. Como o SOV é calculado? Se você está procurando o share of voice da sua empresa, as ferramentas de marketing podem ser úteis, pois fornecerão dados sobre sua marca e sobre seus concorrentes. Para obter o resultado, você deve dividir as menções da sua marca pela soma das menções da sua marca e dos concorrentes. Depois, multiplicar esse número por 100 para descobrir o percentual. Share of Voice = Visibilidade da marca / Visibilidade total do mercado x 100 Por exemplo, se a métrica que representa sua marca é de 20 e a métrica que representa o total em seu setor é de 50, seu SOV será 40%. Como aumentar o SOV da minha marca? Esteja sempre ativo Esteja sempre presente e de forma ativa em todas as plataformas em que estão o seu público-alvo, seja Instagram, Facebook ou outros. Não os utilize somente como canais de distribuição de conteúdo. Se envolva com o seu público, responda comentários, esteja atento ao que está acontecendo no seu segmento, no mundo e no comportamento de seus consumidores. A rede americana de fast food Wendy’s e o McDonald’s são exemplos de marcas que interagem ativamente com seus consumidores, com uma linguagem própria e divertida. Crie relacionamentos e experiências memoráveis Se o SOV capta todas as menções da sua marca no ambiente digital, nada melhor do que fazer com que as pessoas falem coisas positivas sobre você de forma espontânea. Ofereça um atendimento personalizado e crie experiências significativas. Um bom exemplo é o Nubank, que tem um atendimento completamente humanizado, que vai além da resolução de problemas. Crie conteúdos relevantes Invista em conteúdos relevantes e que tenham valor, que façam com que seu público tenha vontade de compartilhar, sejam eles educativos, informativos, inspiracionais ou de entretenimento. Além disso, e-books, infográficos e artigos, por exemplo, são também ótimas opções de materiais relevantes e compartilháveis. Otimização de SEO Deixe o conteúdo mais fácil de ser encontrado de forma orgânica nos mecanismos de busca, classificando melhor as palavras-chave que geram mais tráfego para esses resultados orgânicos. Vá além do universo digital Apesar dos canais digitais serem melhores mensurados, não significa que todos os seus esforços devem ser canalizados ali. Pense onde seus esforços de marketing podem funcionar para gerar engajamento, por exemplo, um evento ou qualquer outra ação offline de impacto. Vantagens de avaliar o SOV SOV é uma métrica muito importante para saber a sua posição e a dos concorrentes no mercado, pois quanto maior o SOV da sua marca, maior sua “voz” ou visibilidade no mercado. Além disso: - Para conhecer seus consumidores através da interação com a sua marca e saber quais canais eles utilizam para isso.- Quais tipos de interação funcionam mais com seus consumidores.- Avaliar o sucesso das suas campanhas e se as mídias utilizadas têm sido eficazes para que você possa direcionar melhor os investimentos para futuras campanhas e melhorar seus resultados. O SOV também pode ser usado em sites de e-commerce e varejistas, já que se tornaram importantes canais de mídia. Por isso, é importante ter um sistema automático de monitoramento de menções para ver qual a participação da sua marca nas comunicações dos varejistas. Uma forma usual de comunicação de marca no varejo online é por meio de banners, que podem ter um claim institucional com o objetivo de gerar awareness para marca ou alguma campanha, assim como pode ser utilizado de forma a comunicar uma ação promocional. Em todos os casos, é importante estar atento a como este canal de mídia está sendo explorado e se os seus objetivos estão sendo alcançados. Analisar o seu Share of Voice não engloba somente o quanto a conversa é sobre sua marca, mas como os seus clientes estão pensando, por isso, é essencial ouví-los.
Ler mais