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    Trade marketing digital como estratégia para entregar a melhor experiência no ponto de venda digital

    26 abr, 2022 | Jéssica
    Melhorar a experiência do shopper, garantir execução perfeita na gôndola digital, aumentar as vendas e diminuir as taxas de abandono dos carrinhos. Saiba como o trade marketing digital influencia na jornada de compra do shopper e traz resultados significativos à indústria e varejo.

    Layout vetor criado por storyset - br.freepik.com

    Sabemos que a experiência de compra é um ponto crucial para fidelização de clientes. Por isso, o papel do trade marketing no ambiente físico é utilizar um conjunto de técnicas para garantir a melhor forma de exposição, diferenciação e promoção dos produtos no ponto de venda, a fim de tornar um produto mais visível dentre os concorrentes, influenciando na decisão de escolha do consumidor. Tudo isso, através de distribuição e execução do mix de produtos, gerenciamento de categorias, gerenciamento de estoque, ações no ponto de venda e negociação e relacionamento com canais de distribuição.

    Mas, com o crescimento acelerado das vendas no e-commerce, houve a necessidade de trazer as estratégias de trade marketing para o ambiente digital. A essência, é a mesma: garantir a melhor experiência possível para o consumidor no ponto de venda, através de uma ótima exposição dos produtos nas prateleiras com foco no aumento das vendas - só que nos canais digitais (sejam eles próprios ou não) e com a vantagem de coletar e monitorar em tempo real informações muito relevantes na tomada de decisão.

    De acordo com um levantamento do Think With Google, varejistas que adotaram estratégias de trade marketing digital, viram aumentos de 2,5 a 3 vezes nas principais métricas de desempenho. E, quando bem executadas, essas estratégias trazem vantagens não somente para as indústrias, mas também para os seus parceiros, uma vez que a indústria se comunica melhor com seus consumidores, os ajuda a ter maiores informações sobre um produto, e consequentemente, garante que o varejo possa vender mais. Através das nossas soluções acompanhamos esse crescimento com nossos clientes nos últimos anos.

    Diferente do trade marketing no ambiente físico, onde o consumidor pode pegar o produto,  no ambiente digital, isso não é possível, portanto, os shoppers consideram outras variáveis na hora da compra, como avaliação de outros consumidores e informações e descrições dos itens. Inclusive, essa é uma das facilidades do ambiente digital: navegar facilmente por diversos varejistas, comparar preços e ter acesso a uma infinidade de informações sobre o produto. Dessa forma, com um mercado muito dinâmico e com shoppers que precisam ser rapidamente impactados para chegarem ao last click, a tomada de decisão e o nível de granularidade das informações precisam ser muito grandes, uma vez que a ação rápida e correta pode garantir impactos significativos nos resultados alcançados. Ainda assim, o trade marketing encontra alguns desafios, dentre eles:

    • Como reduzir a taxa de abandono dos carrinhos (segundo um estudo da Barilliance, a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77,73%. Uma das principais razões é a falta de informações do produto);
    • Como garantir que as páginas de produtos nos e-commerces tenham bons conteúdos;
    • Como garantir disponibilidade e variedade do mix de produtos;
    • Como lidar com o consumidor omnichannel, que está em diversos canais e pode realizar a compra em qualquer um deles.

    Pensando nisso, separamos algumas dicas para auxiliar sua marca na execução do trade marketing digital. Confira:

    Conteúdo e avaliações: lembre-se sempre que o shopper não está interagindo fisicamente com seu produto, por isso, quanto mais informações forem fornecidas, mais seguro ele ficará em realizar a compra. Ofereça o máximo de informações possíveis: uma descrição completa, títulos coerentes, imagens em diversos ângulos, com o máximo de detalhes possíveis e em excelente qualidade e vídeos de como utilizar os produtos. 

    Além disso, avaliações. Elas são fatores decisórios para muitos consumidores. Tenha um espaço para que as pessoas compartilhem experiências sobre seu produto através da atribuição de notas e comentários.

    Disponibilidade de produtos: garanta que o time comercial esteja alinhado com as estratégias das plataformas de e-commerce e que os parâmetros de compras sejam suficientes para abastecer loja física e virtual. Além disso, tenha um sistema de análise de vendas para prever quanto de estoque é desejado em diferentes situações e, por fim, garanta abastecimento com uma boa gestão da cadeia de abastecimento.

    Canais e integração do físico com o digital - atualmente, a experiência de consumo acontece em diversos canais. O consumidor é omnichannel, isso significa que durante a jornada de compras (que pode acontecer tanto no físico, como no online), ele utiliza vários canais de contato e deseja ter a mesma experiência em todos eles. Portanto, esteja presente e com uma ótima execução em todos eles e garanta que estejam integrados: loja física, e-commerce, redes sociais ou aplicativos. 

    O e-commerce é como uma vitrine para as marcas. Portanto, é necessário garantir que o ponto de venda digital esteja perfeito através de um bom planejamento e do acompanhamento dos resultados. Para isso, utilize dados acionáveis e metodologias baseadas em inteligência competitiva para ter uma visão de como os seus produtos estão representados no digital commerce e para ter uma gestão eficiente dos conteúdos. Ferramentas que distribuam e monitorem o conteúdo junto aos varejistas, por exemplo, ajudam a garantir uniformidade de conteúdo em todos os varejos.
    Clique aqui e saiba como podemos te ajudar.

    TAGS:  Trade Marketing Digital,  trade marketing,  PDV,  e-commerce


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